terça-feira, 2 de março de 2010

A FUNÇÃO DO EVANGELISTA

Definição. “O dom ministerial do evangelista é a capacidade dada por Deus a alguns membros do corpo de Cristo para expor o evangelho de tal forma aos não-cristãos, que esses aceitem a Cristo e se tornem discípulos e membros responsáveis do Corpo de Cristo, e também treinar a igreja para que ela desenvolva o ministério de reconciliação”.

Explicação. Todo crente verdadeiro é uma testemunha de Jesus Cristo, sem importar se tal crente possui ou não o dom de evangelismo. Todo crente precisa estar preparado para compartilhar de sua fé com os incrédulos, conduzindo-os aos pés de Cristo sempre que se apresente uma oportunidade, esse é o papel cristão de todos os crentes verdadeiros que correspondem a esse dom. Mas apesar disso, nem todos os crentes receberam o dom de evangelista. Quem tem esse dom tem a habilidade sobrenatural dada por Deus para conduzir pessoas não crentes a Cristo, pois esse dom é primário na igreja, ele visa o crescimento da igreja.

Referências Bíblicas.

1. Efésios 4.11 - “E ele mesmo deu uns para... evangelistas...”.

2. II Timóteo 4.5 – “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

3. Atos 8.5-6 – “E, descendo Filipe à acidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouvia e via os sinais que ele fazia”.

4. Atos 21.8 – “No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a cesárea; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele”.

5. Romanos 10.14-15 – “Como, pois, invocarão aquele a quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não foram enviados? Como esta escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas”.

A palavra grega que é traduzida por "evangelista" nesses versículos é "euaggelistes" que significa literalmente "um bom mensageiro”, ou "mensageiro do bem”, ou "boas novas”. Desde o início ela foi usada em referência àqueles que pregavam o evangelho.
Nesse sentido, todos os apóstolos foram também evangelistas. Apesar disso, essa era somente uma de suas muitas obrigações. Havia aqueles cujos ministérios eram totalmente voltados a pregar o evangelho para trazer a oportunidade de salvação aos não-salvos. Filipe, que foi nomeado com Estevão como um dos sete diáconos em Jerusalém, é um exemplo que temos desse ministério no Novo Testamento. Desde Atos oito, o vemos operando, e seu ministério foi conduzir as pessoas à salvação. Nós então vemos no apogeu desse avivamento na cidade, Filipe sendo levado a pregar o evangelho a somente um homem no deserto. Isso requereria uma notável sensibilidade e obediência ao Espírito, assim como uma submissão ao ministério que Deus havia dado a outros, isto é, aos apóstolos. Filipe obviamente não foi possessivo em seu trabalho e reconheceu suas próprias limitações. É digno de nota que estudos mostraram que cerca de 95% daqueles que vêm a salvação o fazem através do testemunho de um amigo ou parente. Isso significa que menos de 5% estão vindo a Jesus através de cruzadas, programas de televisão, de rádios, e todas as outras formas de evangelismo combinadas. Isso nos mostra que o trabalho do evangelista é duplo:

Primeiro. O evangelista foi chamado e capacitado por Deus para trabalhar com os não crentes, ganhá-los para Jesus Cristo, trazê-los para a igreja para serem discipulados.

Segundo. O evangelista tem a responsabilidade principal de equipar os santos para fazer o trabalho do ministério, treinar os crentes para que esses trabalhem testemunhando e ganhando para Jesus Cristo as pessoas do círculo da sua amizade. Às vezes pensamos que o evangelista foi dado para trabalhar somente com os perdidos, mas a Bíblia diz que Deus deu ao evangelista a responsabilidade de falar a igreja. Esse falar a igreja não significa falar de salvação, pois a igreja já é salva - “E ele mesmo deu uns para... evangelistas..., querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo”. (Efésios 4.11-12). Observe que a Bíblia fala que esse ministério foi dado para capacitar, treinar os crentes para que esses desempenhem o ministério de cada um. Qual o ministério, ou o serviço de cada crente que precisa ser capacitado pelos evangelistas? O ministério de reconciliação!

Ministério de Reconciliação. O evangelista deve treinar os crentes para que eles desenvolvam o ministério da reconciliação – “Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamos-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”. (II Coríntios 5.18-20). O que é ministério de reconciliação? É o serviço de cada crente em restabelecer a paz entre o homem e Deus, levar às pessoas a salvação através de Jesus Cristo. Os santos têm que aprender não só que eles são salvos, mas que eles têm o ministério da reconciliação, que devem reconciliar o homem pecador com o seu criador.

O evangelista traz uma revelação de Jesus como salvador e inspira os crentes a ganhar as almas, ele ministra, treina os santos, aperfeiçoa-os para a obra do ministério de reconciliação. O ministério de evangelista é necessário para aperfeiçoar os santos, é responsável em ajudar os crentes, o evangelista tem assim como os outros quatro ministérios, o oficio de construtor. Deus o estabeleceu na igreja e ele é necessário para a construção do templo.

A função especial do evangelista, além de estar envolvido no trabalho de ganhar os perdidos para Cristo, é compartilhar com a igreja um amor pelo mundo perdido, e uma paixão por encontrar os perdidos. O fato que 95% daqueles que vem a Cristo o faz através de testemunho de crentes individuais está correto, e nos leva a considerar a importância do trabalho do evangelista com a igreja, também nos mostra que a maior parte dos que se convertem, 95%, se convertem através de relacionamentos, primeiro se faz um amigo, depois se faz um irmão – “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz irmão”. (Provérbios 17.17). Se uma igreja está crescendo em números isso se deve ao testemunho do sucesso dos evangelistas na igreja hoje, e um dos elementos mais cruciais para fazer evangelismo é uma igreja encorajada por evangelistas.

18 comentários:

  1. Estabelecer o ministerio que nos foi confiado por Cristo, nos traz cada vez mais a certeza de que somos todos chamados, para ganhar almas. Alem de muita leitura é exclusivamente necessario o dom, o chamado. Que Deus mos capacite a cada momento e que nos envie-nos a nos para esta grande obra.

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Jesus Cristo, por nos prover de dons ministeriais que proporcionam o aumento da igreja em salvos. Ratifico que uma chamada como esta em especial requer dedicação e consagração, oração constante e amor pelas almas. Fui consagrado ao ministério de evangelista ontem e peço a cooperação dos santos em oração para que possa desenvolver um ministério aprovado pelo Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Giovane Sátiro, fui consagrado a evangelista e pés do a todos os irmãos que orem por mim e pelo meu ministério, pois quero fazer a diferença na minha congregação, na minha cidade e no meu Pais, obrigado e que Deus abençoe a todos. Amém?

    ResponderExcluir
  4. nossa amei esse estudo quero ser evangelista

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, trabalho muito bem feito, que o Senhor o recompense!

    ResponderExcluir
  6. Esclarecedor o estudo. Deus abençoe. Graça e paz

    ResponderExcluir
  7. Esclarecedor o estudo. Deus abençoe. Graça e paz

    ResponderExcluir
  8. gostei muinto deus vos de mais intendimemto e sabedoria que deus venha ser nosso professor

    ResponderExcluir
  9. O evangelista é um desbravador, é sobre os ombros dele que pesa a responsabilidade de desbravar obras.

    ResponderExcluir
  10. Este estudo veio esclarecer a real função ministerial do evangelista, gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito porque eu não sabia, agora a obra do evangelista para ganhar almas para Deus, isso é obrigação do evangelista ensinar,para obra de Deus obrigado meu Senhor que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Estou trabalhando muito nisso, sou apaixonado pelas almas

    ResponderExcluir
  13. Amém, o estudo foi de muita importância para mim, muito obrigado e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Amém, o estudo foi de muita importância para mim, muito obrigado e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Sou um evangelista, mas sei que meu ministério não se limita só em "evangelista", somos Reconciliadores de Cristo. Me identifiquei muito com o estudo, aumentando meu conhecimento e ampliando, obrigado pelo seu "SIM", fez toda diferença pra mim!

    ResponderExcluir
  16. Estudo muito bom que Deus abençoe pretendo ser um evangelista para honra e glória do nosso Senhor Jesus entrego tudo nas mãos dele é a os irmãos que foram consagrado peço ao espírito santo que guie a cada um de vcs meus Parabéns...

    ResponderExcluir
  17. Louvado seja o nome de Jesus, parabéns pelos esclarecimentos, peço oração pois irei ser separado amanhã para ser evangelista da igreja do Senhor depois de servir como diácono aonde dediquei o meu tempo para servir a noiva de Jesus, e agora aumentando a minha responsabilidade peço oração para que venha exercer com muito amor pela obra e pelas almas.
    E mais uma vez parabéns pelo estudo.

    ResponderExcluir
  18. amém glória a Deus estou muito feliz por que há manhã vou ser consagrado a Evangelista. peço a todos os meus irmãos que orem pelo o meu ministério de Evangelista eu quero ser útil pra ganha muitas almas para o meu querido senhor Jesus Cristo, apaz do Senhor Jesus Cristo pra todos irmãos??

    ResponderExcluir