sábado, 3 de abril de 2010

TIRE SUAS DÚVIDAS.

DEFINIÇÃO DO SERMÃO TEMÁTICO:

Sermão Temático é aquele cujas divisões principais derivam do Tema, independente do Texto.

DEFINIÇÃO DO SERMÃO TEXTUAL:

Sermão Textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um Texto constituido de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o Texto fornece o Tema do Sermão.

DEFINIÇÃO DO SERMÃO EXPOSITIVO:

Serao Expositivo é aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um Tema ou assunto. A maior parte do material deste tipo de Sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de idéias progressivas que giram em torno de uma idéia principal.

O QUE É EXEGESE?

Exegese é o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de interpretar conforme os destinatários originais devem te-la ouvido; de tentar descobrir qual era a intenção original das Palavras da Bíblia. Exegese no grego é "trazer para fora", ou seja, fazer conhecido algo que esta oculto a primeira vista num texto.

O QUE É HOMILÉTICA:

1. É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.
2. É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.
3. É a arte do preparo e a pregação dos sermões.

O QUE É HERMENEUTICA?

Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal do objeto de estudo, no caso, a Bíblia.

O QUE É ESCATOLOGIA BÍBLICA.

O termo escatologia tem origem em duas palavras gregas "éschatos = ultimo e "logos" = estudo. A escatologia relata os acontecimentos finais e relata o retorno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.