terça-feira, 2 de março de 2010

ATITUDES DE UM VERDADEIRO PROFETA


I Reis 18.19-24 e I Reis 19.1-18

A história do profeta Elias é cheia de milagres, sinais e maravilhas. Ele foi um grande homem de Deus cheio de fé, coragem e ousadia. Mas esse mesmo homem de Deus teve os seus medos e temores, teve também o seu dia mal, teve o seu dia de entrar numa caverna e pedir a morte. Ele saiu do Carmelo, dos belíssimos vinhedos de Deus, para uma caverna sem luz, sem ventilação e sem beleza alguma. Em nossa vida, temos os dias de "Carmelo", mas também enfrentamos os dias de "Caverna". E para os dias de "Caverna", precisamos do Senhor!

I - SAIMOS DA CAVERNA QUANDO DESCOBRIMOS QUEM SOMOS. Elias, um grande profeta de Deus, ao ser ameaçado por Jezabel, esposa do rei Acabe, é tomado por um espírito maligno de medo e foge, esquecendo-se completamente de quem ele era. E nessa sua fuga, entra numa caverna e pede a morte (I Reis 19:1-4 e 9). Ele só conseguiu sair da caverna quando Deus o lembrou quem ele era e lhe entregou a missão de ungir um rei e um profeta. Se você se encontra numa situação difícil, onde você não vê uma saída, se você se sente triste, abatido ou mesmo derrotado, se você está vivendo numa "caverna", eu quero que você saiba que você é obra das mãos de Deus, você é um projeto de Deus, você foi criado a imagem e semelhança de Deus e foi feito para vencer (Salmo 8)! Deixe Jesus conduzir a sua vida e tirá-lo dessa caverna. Clame por Jesus e Ele te ouvirá e te salvará (Rm 10.13).

II - SAIMOS DA CAVERNA QUANDO TEMOS UM PROPÓSITO DE VIDA. O profeta Elias, ao concluir com grande êxito a sua mais recente missão, achou-se sem um novo propósito para a sua vida e acabou por entrar numa caverna e lá pediu a morte. Temos visto com preocupação o aumento do número de casos de depressão, geralmente como resultado de uma vida sem propósito. E muitos psicólogos têm recomendado para essas pessoas que ocupem o seu tempo, a sua vida, com algo útil, que busquem prestar serviço voluntário na sua comunidade, que dêem um novo sentido a sua vida. O homem não foi feito para viver sem propósito, nem foi feito para viver numa "caverna" esperando a morte chegar. Deus tem um plano para cada pessoa e cabe ao homem deixar que Deus execute esse plano na sua vida. E tudo começa quando o homem entrega a sua vida a Jesus.

III - SAIMOS DA CAVERNA QUANDO OUVIMOS A VOZ DE DEUS. Elias deixou a caverna quando ouviu a voz de Deus. E essa voz não veio no meio de um "grande e forte vento", não veio num "terremoto", nem no meio de um "fogo", mas num "cicio tranqüilo e suave". Assim e a voz do Senhor nosso Deus, uma voz doce e meiga que em amor nos convida para entregarmos a Ele todo o nosso pesado fardo (Mt 11.28-30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário