quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DIZIMO


SER OU NÃO SER DIZIMISTA

Prosperidade = Tisseleah no hebraico. Prosperidade quer dizer: Felicidade, contentamento, Ter bom êxito, Ter sucesso. Prosperidade é; ser próspero, ser propício, favorável, ditoso afortunado. Favorável é o que favorece (Fl.4.19). Propício é o que protege ou auxilia (Sl. 91.2). Ditoso ou afortunado, quer dizer feliz, contente, bem sucedido (Sl. 128. l -6). Prosperar é: Dar bons resultados, ir a aumento, progredir, desenvolver-se (SI. 12.11).

A Palavra, Dizimo significa a décima parte (10% dez por cento). A primeira referencia ao dízimo encontra-se em (Ge. 14.18-20). Neste texto, nota-se a espontaneidade de Abraão em dizimar, e também que o dizimo foi estabelecido por Deus antes mesmo de ter surgido a Lei de Moisés, não sendo assim uma particularidade da Lei. O dízimo é de fato o método divino de contribuição. Historicamente existiu antes da Lei, no Sacerdócio de Malquizedeque (Gn.14.20); durante a lei no sacerdócio Levítico (Lv.27.32; e após a lei, no sacerdócio de Jesus Cristo (Hb.7.21). Entregar o dízimo é reconhecer o senhorio de Cristo sobre tudo o que existe e principalmente sobre os bens que Ele nos entrega para administrar.

O QUE É DÍZIMO? A palavra dízimo é a tradução de palavras gregas e hebraicas que significam:

DECIMA PARTE. Em termos matemáticos seria 10%. No entanto quando falamos de dízimos, estamos falando da DÉCIMA PARTE DE TUDO.

1.O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DÍZIMO?

“Também os dízimos da terra... pertencem ao Senhor. Esse dízimo será Santo ao Senhor” (Lv. 27.30,32). Portanto como vemos, a décima parte de toda nossa renda pertence ao Senhor. Se realmente levamos a sério o senhorio de Cristo sobre as nossas vidas, devemos devolver o que lhe pertence. Retendo o que não nos pertence é de fato um delito muito sério, é ROUBAR A DEUS, é de fato, demonstrar nossa infidelidade e desonestidade com o Senhor. Diz a Palavra: “Roubará o homem a Deus”? Todavia vós me roubais, e dizeis; Em que te roubamos? NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS ALÇADAS (Mal.3.8). Lembre-se; ser dizimista não é uma questão de ser generoso e sim uma questão de fidelidade. Fidelidade e Honestidade.

2. DIZIMAR É DEVOLVER,

a décima parte de tudo que passa pelas nossas mãos ou conta bancária. Desde presentes, como salários, pró-labore, aposentadorias, juros e dividendos, comissões, vendas, achados, 13° salários, férias, FGTS, indenizações, horas extras, seguro desemprego, recebimento de alugueis, etc. O dízimo deve ser devolvido com pontualidade, ou seja, logo quando recebemos nossos pagamentos, para que não cometamos o mesmo erro de Caim, que ao “cabo de dias” trouxe sua contribuição e a mesma não foi aceita pelo Senhor (Gn. 4.3). Devemos levar a sério como Abel que trouxe as primícias de sua renda, ou seja, foi a primeira coisa que ele fez. E como você tem feito em relação ao Dízimo na Casa do Senhor? Dizimo também tem que ser entregue na sua integra, ou seja, é preciso calcular corretamente, pois

OBEDIÊNCIA QUEBRA MALDIÇÃO ( Ml.3.9). Dízimo é um ato de Fé, e somente quem tem fé na provisão de Jeová Jiré, dizima com lealdade. (Ml.3.10) “Trazei...(primeiro), (depois) repreenderei o devorador”.

PORQUE SER UM DIZIMISTA FIÉL?

1. O dízimo é santo ao Senhor (Lv. 27.30,32).

2. Quero ser participante das bênçãos de Deus (Ml. 3.10,11).

3. Amo a obra de Deus na face da terra (Ml. 3.10).

4. Não quero ser amaldiçoado (Ml. 3.9).

5. Porque Deus é dono de tudo (Sl. 24.1).

6. Porque eu mesmo irei gozá-lo na casa de Deus (Dt. 14.23).

7. Porque mais bem aventurado é dar que receber (At.20.35).

8. Porque Deus ama quem contribui com alegria (2Co. 9.7).

9. Porque tudo vem das mãos de Deus (Mt. 6.33).

10. Porque não sou egoísta nem avarento (1Tm. 6.10).

11. Porque meu rico tesouro esta nos céus (Mt. 6.19,20).

12. Porque tudo que peço a Deus, tenho recebido (Mt. 7.7,9).

13. Porque devo obedecer a Deus (At.5.29).

14. Porque as bênçãos de Deus é que enriquecem (Pro. 10.22).

15. Porque para cada lei, o Senhor promete uma recompensa (Sl. 19.7,11).

16. Porque receberei do Senhor muito mais (Lc. 6.38).

17. Porque Deus diz: Fazei prova de mim (Ml. 3.10).

18. Porque o Senhor prometeu que minha descendência não mendigará o pão (Sl. 37.25).

19. Porque meu salário não será posto num saco furado (Ag. 1.6).

20. Porque é minha responsabilidade, sustentar a minha igreja (Ml. 3.10).

21. Porque quero ter a minha consciência tranqüila (1Tm. 1.19).

22. Porque tudo que o homem semear, também colherá (Cl. 6.7).

23. Porque Deus prometeu suprir todas as minhas necessidades (Fl.4.19).

2 comentários:

  1. Tenho uma dúvida..."a décima parte de tudo que passa pelas nossas mãos ou conta bancária. Desde presentes, como salários, pró-labore, aposentadorias, juros e dividendos, comissões, vendas, achados, 13° salários, férias, FGTS, 'indenizações",..."
    A parte das indenizações...se eu receber uma indenização que ja vem pra mim descontado o valor do advogado...devo dizimar o que vier nas minhas mãos ou o bruto(com o valor do advogado)?

    ResponderExcluir
  2. Ola Bom dia,um texto enorme e não falou se é certo devolver o 10% do FGTS e seguro desemprego, eu acho que não se o trabalhador paga do seu salário bruto é dizimista quando ele é mandado embora não tem mais que dar dizimos porque ele já pagou duas vez aí é demais em tempos difíceis,essa é minha opinião..

    ResponderExcluir