sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

COMO RECONHECER A VOZ DE DEUS

ESTUDO TEOLÓGICO

“Portanto a fé vem pelo ouvir... a palavra (RHEMA) de Deus” (Rm. 10.17).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA RHEMA E LOGOS?

Para entendermos a voz de Deus, precisamos conhecer um pouco mais destas duas palavras gregas, "RHEMA" e "LOGOS". Logos geralmente se refere à "palavra" escrita ou gravada, "Rhema" geralmente se refere à "palavra" viva ou vivificante.

Os seguintes exemplos têm por objetivo o uso preciso destas palavras gregas. São dados apenas como exemplos da idéia que o autor tenta explicar com relação às palavras Logos e Rhema. — Jesus disse: “Está escrito [Logos], ‘nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra [Rhema] que procede da boca de Deus’’ (Mt 4:4)”. Foi dito o seguinte sobre os que estavam em Beréia: "Estes foram mais nobres dos que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra [Rhema], examinando diariamente as Escrituras [Logos] se estas coisas eram assim" (At. 17.11).

Estes versículos ilustram o vínculo inseparável entre "Logos" e "Rhema". Sempre operam em conjunto. Precisamos conhecer as Escrituras (Logos) para julgarmos se uma palavra (Rhema) que veio até nós realmente é do Senhor — ou de algum outro espírito. O Espírito Santo (Rhema) e a Bíblia Sagrada (Logos) estão sempre de acordo. Jesus disse o seguinte com relação aos fariseus: "Errais não conhecendo as Escrituras [Logos] nem o poder [Rhema] de Deus" (Mt 22.29). Os Fariseus da época de Jesus não conheciam nem o "Logos" nem o "Rhema". Muitos líderes de igreja não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus. Estes líderes e igrejas fazem com que Deus os vomite (Ap 3.16).

Há outros líderes de igreja que conhecem as Escrituras, mas não conhecem o poder de Deus. Eles geralmente se secam. Há também alguns líderes de igreja que conhecem o poder de Deus, mas não conhecem as Escrituras. Eles geralmente se ensoberbecem e explodem. Se conhecermos as Escrituras, como também o poder de Deus, isto fará com que nossa igreja cresça mais e mais.

1. Um Rhema de Deus geralmente é uma comunicação de Deus com propósito e poder para ser aplicada a uma situação específica. Quando estamos lendo a Bíblia e certo versículo subitamente nos atinge com poder, estamos recebendo um "Rhema" palavra viva para a nossa necessidade pessoal. Quando estamos orando e pedindo a sabedoria de Deus ou sua resposta para um problema sem solução, e, subitamente, Deus fala aos nossos corações e nós da à solução do problema em termos claros e práticos, isto é Rhema.

Cuidado: Não devermos presumir que todo impulso, impressão, ou sentimento seja um "Rhema". Nenhum "Rhema" Jamais será contrário às Escrituras (Logos) a palavra eterna de Deus. Quando não temos certeza, corremos o risco de errar, no entanto se você não quer errar, procure ter certeza, e para ter certeza a sua oração e a pesquisa tem que ser intensa e procure seguir alguns passos.

1. A Bíblia diz: Examinai tudo (1 Tes.5.21). Examine cada situação com muito cuidado. Lembre-se que um dos elementos da fé é o risco de não exercita-la de acordo.

2. Não permita que o orgulho paralise a sua fé, tente fazer o que você acha que Deus quer que você faça. Ainda que ocorram alguns fracassos, com certeza seu ato de coragem e ousadia lhe trará sucessos também. Jesus passou por isso (Mc. 6.5,6).

3. Cuidado com idéias preconcebidas, (2Re. 5) pois elas impedem a obediência. Naamã quase perde uma grande benção. Ele era um General Sírio cuja empregada domestica israelita era uma prisioneira de guerra. Ele tinha uma doença incurável que era a lepra. Sua criada contou-lhe sobe um profeta em Israel chamado Eliseu que tinha o poder de Deus e curava as pessoas. Através de canais diplomáticos, Naamã entrou em contato com o rei de Israel e fez arranjos para uma visita a Eliseu. Quando Naamã chega a modesta casa de Eliseu, o profeta envia seu servo para dizer ao pretensioso General Naamã o que Deus disse pra ele fazer. “vá lavar-se no rio Jordão sete vezes, e você será curado de todos os vestígios da sua lepra” (vs.10). Naamã ficou irado e afastou-se com seu nariz empinado. Olhe aqui! Disse ele. Eu pensei que o profeta teria a comum cortesia de pelo menos sair para me receber. Eu pensei que ele invocaria o Seu Deus e passaria seu manto sobre a lepra, e eu seria curado. Se é que eu preciso de um rio, então voltarei para a Síria para lavar-me nas águas cristalinas do rio Abana ou do rio Farfar, e não naquele lamacento rio Jordão. Um de seus servos suplicou-lhe: Senhor, se o profeta tivesse lhe pedido para fazer alguma coisa grandiosa e difícil você não teria feito? Porque não obedece, pois ele somente lhe pediu que você fosse lavar-se para ser curado. Finalmente persuadido, Naamã desceu ao rio Jordão, mergulhou-se sete vezes e foi curado. Quase que Naamã perdeu a sua benção por causa de idéias preconcebidas.

Quantas vezes você já não esteve descabeçado e Deus envia alguém, as vezes nem cristão é e te dá tantos conselhos, e tudo da certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário